Nossa História
Desde 1968 atuante em nossa comunidade
Em 1968 um grupo de estudantes de Teologia, do Seminário Luterano Concórdia, liderados pelo pastor Gustavo Scholze, participando do projeto “Caminhando com Jesus”, na Vila Jardim, conheceram a Sra. Maria Eva Machado que cuidava de 15 crianças em sua casa. Algumas dessas crianças dormiam no local diariamente e no final de semana visitavam os familiares. Em 10 de novembro de 1968 foi fundada a Associação por um grupo de luteranos, liderados pelo Pastor Harry Kelm, sob a denominação de Casas Lares.
Na sua história, desde o princípio em 1968, a confessionalidade cristã luterana é fundamento da filosofia e prática da Associação. Com o advento da Constituição Federal de 1988, da Lei Federal 8069\1190 – ECA, da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, que garantem a visão do ser humano como um todo, incluindo sua espiritualidade, a Associação foi em busca de parcerias que garantissem em seu meio, de forma integral e permanente, o atendimento religioso ao seu público interno e externo, buscando para si o trabalho de Capelania.
Em 1982 a Associação recebeu uma doação anônima, e com este dinheiro construiu um prédio de dois andares, e passou a atender como creche 80 crianças de 0 a 06 anos. Com o passar do tempo, verificou-se que as crianças após saírem da Associação para frequentarem a Rede de Ensino Público, ficavam um turno fora da escola, sem a assistência da família, expostos a todas as situações de riscos do dia-a-dia. A partir de 1995, iniciou o serviço de apoio sócio educativo para 40 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos.
Em fins de 1998 a Associação firmou parceria com a Comunidade Evangélica Luterana da Cruz e a partir de fevereiro de 1999 implantou o trabalho de Capelania, realizado por um pastor luterano da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, com formação universitária, apto para a função de Capelão. O primeiro culto na AELCA, oficiado pela Capelania, ocorreu em 27 de maio de 2000.
A Associação firmou seu primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), em 12.06.1996, tendo como meta o atendimento de 80 crianças.
A Associação compreendendo que o atendimento integral da criança e adolescente perpassa o seu universo, começando na família, iniciou com o programa para atender este público, e em 03 de agosto de 2010 assinou o convenio Núcleo de Atendimento Sócio Familiar (NASF) com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), por meio da Fundação de Assistência Social e Comunitária – FASC.
Em 30.10.2010 a Associação teve aprovado o seu credenciamento junto ao Conselho Municipal de Educação, garantindo a continuidade do convênio com a Secretaria Municipal de Educação e o atendimento a 120 crianças de 00 a 05 anos e 11 meses na Educação Infantil.
Com a promulgação da Lei 1210/19, que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes, a AELCA definiu-se como instituição com preponderância na Assistência Social, e, executando também o atendimento de Educação Infantil.
E através da Lei 12435/11 que cria o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil, ampliou o seu atendimento à população do território da Vila Jardim, assinando um novo convenio com a PMP/FASC – Serviço de Atendimento a Família (SAF) em 04.11.2011, substituindo o NASF, tendo como meta o atendimento a todas as famílias e indivíduos que necessitarem do atendimento na assistência. Este programa foi ampliado em 2020 para atendimento a mais 500 famílias da Vila CEFER I.
Continuando sua jornada e ampliando sua visão de ir ao encontro da população no atendimento de suas necessidades, em 21.10.2014 assinamos mais um convênio com a PMPA/FASC – o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Trabalho Educativo, para adolescentes da faixa etária de 14 a 18 anos.